ShadowCAM em fase de testes

SHADOWCAM

ShadowCAM em fase de testes


Para melhorar os níveis de segurança em automóveis autónomos, engenheiros do Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos, estão a desenvolver um sistema que consegue identificar as alterações das sombras projetadas no solo para determinar se existem objetos em rota de colisão ao virar da esquina.

A técnologia tem o nome de ShadowCAM, baseia-se numa câmara que deteta e interpreta as variações das sombras no solo em redor dos obstáculos no raio de visão, a permitir adivinhar o que não se vê.Poderá ser utilizado como ferramenta a juntar ao rol de sensores e radares, na prevenção de acidentes a envolverem outros veículos ou peões que possam surgir dos chamados ângulos cegos ou sem visibilidade.

O sistema capta sequências de fotogramas de vídeo em pontos chave, em torno de um pilar ou no solo, à saída de um cruzamento sem visibilidade, por exemplo. E analisa cada “frame” mediante odometria visual buscando variações na intensidade da luz.

Atualmente, o ShadowCAM foi apenas testado no interior de instalações fechadas, a velocidades relativamente baixas e com condições de luz mais consistentes. O desafio seguinte será aperfeiçoar a tecnologia para operar com competência semelhante fora de portas, onde a interpretação das sombras pode colocar outros desafios.

Está técnologia vai permitir avisar o automóvel que alguém ou outro automóvel se aproxima ao virar da próxima esquina com alguma antecedência, para que este possa abrandar, adaptar a sua circulação, e antecipar todos os procedimentos para evitar a colisão.

Comments are closed.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial