Óleo Vegetal Hidrogenado utilizado em Furgões da Ford

Óleo Vegetal Hidrogenado utilizado em Furgões da Ford

Óleo Vegetal Hidrogenado utilizado em Furgões da Ford

A Ford diz que esta é uma iniciativa que faz parte da sua estratégia de apresentar uma cada vez maior e mais completa gama de escolhas mais sustentáveis a nível de motor.

O HVO (ou gasóleo renovável) pode ser utilizado em alternativa a combustíveis fósseis e, com isso, contribuir para melhorias na qualidade do ar, diz a Ford.

O combustível diesel renovável produzido a partir de óleos usados ainda não está disponível em Portugal, embora em Lisboa, a carreira 702 da Carris, já opere movida a um combustível produzido a partir de óleos alimentares usados.

O processo criativo, que recorre ao hidrogénio como catalisador, significa que os HVO permitam, em simultâneo, uma queima mais limpa do que os biodiesel convencionais, para além de terem um maior período de armazenamento.

O HVO pode ser produzido a partir de óleos residuais dos restaurantes, dos takeaways ou mesmo das cozinhas particulares.

Os veículos que circulam com HVO emitem menos NOx e partículas do que os outros veículos diesel, uma vez que se trata de um combustível que não contém enxofre ou hidrogénio, os gases com efeito de estufa podem ser reduzidos num máximo de 90 por cento, comparativamente aos diesel tradicionais.

Não foi necessário nenhum desenvolvimento adicional do combustível antes da sua possível utilização nos mais recentes furgões Ford Transit.

Comments are closed.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial