As Novas Tecnologias nos automóveis a partir de 2022

As Novas Tecnologias nos automóveis a partir de 2022

As Novas Tecnologias nos automóveis a partir de 2022

É já a partir de 2022 os automóveis vão ser obrigados a ter novos “mecanismos de segurança”. O conjunto de medidas foi aprovado pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu, mediante uma proposta para reduzir os índices de sinistralidade rodoviária em todos os Estados-membros.

Alguns mecanismos de segurança já conhecemos como sendo um produto opcional na aquisição de um automóvel novo, mas outros vão ser uma novidade.

Novos Sistemas Obrigatórios

  • ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
  • Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas.

Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool.

Este sistema será tão importante que no futuro o NCAP vai incluir no roteiro de avaliação do Euro NCAP para segurança dos veículos até 2025.

  • Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente.

Nos automóveis a caixa negra terá a principal função de armazenar dados provenientes dos registos de atividade de todos os sistemas e equipamentos, bem como as conversas dos ocupantes do veículo nos momentos que antecedem um sinistro, para que se possa reconstituir de forma mais fiel possível o acidente.

  • Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
  • Paragem automática de emergência: o veículo reconhece o sinal vermelho;
  • Lane-Keeping Assistance: Sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
  • Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês): o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
  • Cintos / Vidros de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
  • Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
  • Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
  • Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
  • Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus

A Comissão da UE espera que, até 2038, os seus novos requisitos de segurança para veículos salvem mais de 25.000 vidas e ajudem a evitar pelo menos 140.000 feridos graves.

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