Programas de Fidelização

 

Programas de Fidelização de clientes são usualmente programas de longo prazo (mais de um ano) e são feitos para reter clientes, aumentar consumos e detectar os clientes mais valiosos.

Cada Cliente tem um relacionamento diferente com a marca ou empresa, e é por isso que se afirma que todos os clientes são diferentes.

Para o sucesso de um programa de fidelização, cujo objectivo é fazer com que essa relação seja duradoura, é preciso conhecer os clientes. Com recurso às metodologias de Marketing Intelligence é possível a criação de Perfis de Clientes (proffiling).

Um Programa de Fidelização deverá ter em atenção:

  1. O Cliente: superar as suas expectativas e antecipar suas necessidades.
  2. A Tecnologia: desenvolver uma plataforma funcional que permita gerir toda a informação.
  3. A Competição: “Hora de mercado” planear e criar visibilidade.
  4. A Premiação: “Value for Money” as vantagens de ser cliente fiel.

Fidelização não é apenas dar um prémio pelo volume de compras que o cliente faz.

É um compromisso que exige interacções regulares e constantes com o cliente de forma a manter e aumentar o seu grau de envolvimento com a marca.

  • Desenhamos, concebemos e implementamos programas de fidelização de acordo com os objectivos dos clientes.
  • Definição estratégica do programa de fidelização.
  • Estudamos o sistema de premiação de acordo com o nível de rentabilidade esperado para o programa.
  • Desenvolvemos o portal de gestão do programa facilitando a comunicação com todos os participantes.
  • Elaboramos relatórios que permitem medir a performance do programa e o grau de envolvimento dos clientes.
  • Tratamos de tudo, inclusive:
    • Registos com Governo Civil
    • Media on-line e off-line
    • Concepção dos materiais de comunicação e eventos de lançamento
    • Trabalhos com agências de publicidade quando necessário
    • Relações Públicas