O que são Micro Momentos?

O que são micro momentos?

Esta é uma tendência que nos últimos anos tem vindo a ganhar cada vez mais importância, acompanhando o facto dos dispositivos móveis serem cada vez mais a interface privilegiada de utilizadores e marcas, os Micro-Momentos vieram para ficar.

 

Mas afinal de contas o que são Micro-Momentos?

Os Micro Momentos ocorrem quando as pessoas instintivamente utilizam os seus dispositivos móveis para agir sobre uma necessidade, aprender algo, descobrir algo de novo, ver alguma coisa, ou comprar algo. Estes são descritos como momentos ricos em intenção no qual se formam preferências e se tomam decisões. Estes Micro Momentos estão totalmente interligados com o processo de compra do cliente.

Segundo a Google estes momentos definem-se como: ”pontos de contacto críticos, dentro da jornada do cliente, que quando adicionados em conjunto irão em última análise determinar o desfecho da jornada do cliente”.

A Google categoriza esses momentos em 4 pontos:

  • Eu quero saber

  • Eu quero ir

  • Eu quero fazer

  • Eu quero comprar

Atualmente o smartphone é uma extensão do consumidor, estando sempre com ele a qualquer hora e em qualquer lugar. Segundo uma pesquisa da Google:

  • 68% dos utilizadores verificam o seu smartphone 15 minutos após acordarem;

  • 30% admite ficar ansioso quando não tem o smartphone por perto;

  • 87% tem sempre o smartphone consigo, seja de dia ou de noite;

  • 91% procura no seu smartphone por ideias a meio de uma tarefa;

  • 82% admitem consultar o seu smartphone quando estão prestes a fazer uma compra.

Ao analisarmos estes dados rapidamente tomamos consciência da relevância dos smartphones na vida dos utilizadores e da sua importância para as marcas enquanto pontos de contacto por excelência. Não obstante é importante que as marcas estejam preparadas para tirar o melhor partido destes micro-momentos, fornecendo informação útil ao cliente no tempo certo e simplificando o processo de compra, promovendo a aquisição de produtos via mobile.