Vai entrar em vigor a nova sequência de matrículas em Portugal

Matrículas

Vai entrar em vigor a nova sequência de matrículas em Portugal


Em relação as matrículas que conhecemos, nesta sequência há surpresas irá conter mais letras do que números.

Tal como já aconteceu no passado, a sequência das matrículas, com um determinado conjunto ordenado de letras e números, acabou por se esgotar. A atual combinação, que começou em 2005, acabou.

Se recordarmos as matrículas dos veículos anteriores a 2005, tinham as letras ou no início ou no fim dos pares de números: AA-11-11 ou 11-11-AA por exemplo.

A última sequencia era composta por quatro algarismos e duas letras, sendo que o par de letras se encontra no meio dos pares de números.

A nova sequência de matrículas em Portugal terá início em 2020, irá conter quatro letras e dois algarismos, BB-22-BB como vemos neste exemplo.

As letras irão ganhar assim mais protagonismo nesta nova sequência de matrículas em Portugal.

Na página da ARAN (Associação Nacional do Ramo Automóvel), pode consultar essa evolução.

O IMT espera que a nova sequência tenha uma longevidade maior, já que, também pela primeira vez, vão ser usadas as letras Y, K e W. Isto vai, claro, permitir um maior número de combinações.

Mesmo com estas alterações, há regras que têm de se manter. Existem certas sequências que estão reservadas como: AP-00-00 reservadas a veículos da Marinha Portuguesa, ou as com a sequência GNR x-0000, reservadas a veículos da Guarda Nacional Republicana (GNR). Existem também matrículas especiais reservadas a funcionários em missões internacionais ou diplomatas, com caracteres a vermelho, entre outras chapas de matrícula menos populares.

Comments are closed.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial