BUSINESS INTELLIGENCE

 

BUSINESS INTELLIGENCE

O dia a dia das empresas resulta em milhares de dados: transacções, vendas, stocks, devoluções, compras, entregas, reclamações, inquéritos, e-mails, sms, telefonemas, …enfim tudo resulta num dado que ficará registado nas diversas plataformas informáticas, das mais simples (um folha de excel) às mais complexas (ERP, por exemplo).

O dia a dia de quem tem de tomar decisões não é fácil.

Primeira dificuldade: onde está a informação que precisa?

Segunda dificuldade: como está organizada essa informação?

Terceira dificuldade: como é que consegue cruzar os dados entre as diversas fontes de informação?

Quarta dificuldade: Como é que pode tratar essa informação para apresentar num relatório?

Quinta dificuldade: Quanto tempo vai dispensar para fazer todas essas operações?

Poderia continuar a listar a quantidade de dificuldades com que um gestor se debate diariamente para conseguir ter informação útil para a tomada de decisão, mas julgo que todos os que já tentaram fazê-lo ou têm de o fazer diariamente compreendem bem o que pretendo ilustrar.

O Business Intelligence (BI) é a entrega atempada de informação exacta e útil ao decisor, por forma a que este tome as decisões correctas para atingir os seus objectivos.

As ferramentas de BI são diversas, permitindo processar grandes quantidades de dados não estruturados de sistemas internos e externos, e ajudam a preparar os dados para análise, para que possa criar relatórios, dashboards e visualizações de dados.

Este é o objectivo principal de implementação de um sistema de Business Intelligence.

Nestes últimos 6 anos, já desenhámos e implementámos dezenas de sistemas de BI, juntando o know-how de negócio dos consultores da Polivalor com o know-how tecnológico da Moonlight.

Se quer saber mais, envie um e-mail para bmi@polivalor.pt