A Proliferação de novos modelos de negócio no Setor Automóvel

A proliferação de novos modelos de negócio no setor automóvel

Os novos modelos de negócio no setor automóvel

Lançado em 2016 o Maven é um serviço de Car sharing disponibilizado pela General Motors (GM) nas principais cidades dos EUA e Canada, muito à semelhança do serviço Drive Now da BMW disponibilizado o ano passado em Lisboa.
 
No entanto ao que parece a GM prepara-se para dar um passo arrojado, alugar o carro dos seus clientes. Por outras palavras irá permitir aos seus clientes o aluguer dos seus veículos através do serviço Maven, permitindo aos locatários uma fonte de receita alternativa, ao mesmo tempo que a marca cobra uma taxa pela gestão do serviço.
 
Segundo fontes próximas da marca, a GM prepara-se para lançar o programa piloto no Verão de 2018. Ao expandir o raio de ação do programa Maven, a GM pretende desta forma ganhar uma fonte de rendimento adicional ao comércio de retalho, contrabalançando o declínio das vendas que se tem feito sentir no sector automóvel nos EUA e Canada.
 
Para além disso o facto dos seus potenciais clientes poderem vir a poder alugar os seus carros através do serviço Maven, caso decidam comprar um veículo da marca, serve de incentivo, já que através do aluguer do carro poderão vir a amortizar o valor investido na sua compra.
 
Muito embora o mercado Europeu não faça atualmente parte da estratégia da marca, a Bloomberg anúncia que existem planos da GM para um regresso ao mercado europeu, não através da venda a retalho dos seus veículos como anteriormente, mas muito provavelmente através da disponibilização de serviços de mobilidade como o Maven.
 
Embora a ideia não seja nova, existindo aplicações semelhantes em outros mercados como o Drive Now da BMW ou o Car2Go da Daimler que opera atualmente em vários países da Europa como Espanha, Holanda e Itália, à medida que o tema da mobilidade cresce e as vendas de carros novos diminui, a proliferação de serviços de MaaS (Mobility as a Service) iguais ou semelhantes, tende a aumentar, trazendo novos desafios tanto para o setor automóvel como para as seguradoras, que vêm a disponibilização deste tipo de serviços como uma ameaça aos modelos de negócio atualmente instituídos. 
 
Escrito por: Rúben Poleri – Digital Marketing Specialist