A MATEMÁTICA E O MARKETING


Eu adoro matemática e marketing, e ao longo da minha carreira estas duas paixões viveram sempre juntas.

Julgo que poderemos mesmo chamar a esta conjugação de paixões como MATEMARKETING.

Não acredito que o marketing seja só inspiração…tem ou deverá ter muita matemática para se conseguir desenhar um bom plano de marketing ou de negócio.

Para que os resultados sejam alcançados conforme o plano é necessário ter algumas métricas cuja monitorização deverá ser periódica. É necessário saber se os objectivos definidos estão a ser concretizados ou não. A análise dos desvios e tendências dos diversos indicadores é fundamental para a tomada de decisões.

A construção e selecção dos KPI’s (Key Performance Indicators) para medir o desempenho da organização é fundamental e a sua análise em tempo real é um factor critico de sucesso

Os KPI’s ajudam a conhecer se as estratégias definidas estão a resultar ou não, possibilitando que sejam feitas as devidas alterações ao longo do percurso bem como analisar quais as tomadas de decisão foram as mais assertivas durante o processo.

Numa organização tudo pode ser medido / avaliado. Para que essa medição ocorra é necessário pensar como é feita a compilação da informação, fluxos e formas de registo.

A arquitectura da informação deve ser por isso uma preocupação. Não basta decidir qual KPI a usar, temos também de pensar como é que esse KPI pode ser calculado.

Por exemplo, o KPI Venda de Acessórios por visita à oficina, no caso do sector automóvel, é preciso ter como informação:

- nº de visitas à oficina por viatura, durante um determinado período de tempo.

- facturação de acessórios, durante o mesmo período de tempo.

- a facturação de acessórios implica uma classificação por família das peças, separando peças de origem e peças de aftermarket.

Este simples KPI requer o estudo dos fluxos de informação, conhecer o sistema de codificação de peças em cada organização e compreender como são feitos os registos de facturação.

Facilmente se compreende com este exemplo que a definição do conjunto de KPI’s que podem monitorizar um determinado negócio deve ser feito com o conhecimento do ambiente em que a informação circula numa determinada organização.

Profissionais competentes e com muita experiência de Matemarketing são os indicados para a definição da bateria de KPI’s a usar, ou seja, business intelligence. Sim vai sempre tudo parar ao mesmo sitio.

Já vos tinha dito que adoro matemática e marketing? e que adoro o trabalho que faço na Polivalor como responsável pelo departamento de Business Intelligence e Marketing?

 

Todos os dias são um desafio e a possibilidade de aplicar todo o nosso know-how ao serviço dos nossos clientes é sempre estimulante.

 

Querem saber mais? Aguardo pelo vosso contacto.

Autor: Dra Ana Xavier

Setembro,2018